Como funciona o plano de abandono em um condomínio?

O Plano de Abandono é algo obrigatório para condomínios residenciais e empresariais, pois ele que planeja e indica como os moradores e funcionários devem se portar para a evacuação do prédio em caso de incêndios.

Esse documento é de muita importância, pois ele determina as recomendações, tais como: localização dos equipamentos de combate a incêndios, ponto de encontro caso evacuação, vias de fuga…

O Plano deve ser seguido rigorosamente pelos moradores, pois esse é um problema real e muito perigoso, onde as pessoas insistem em achar que não é tão preocupante.

Para isso, preste atenção em algumas recomendações base, para caso isso aconteça:

NÃO UTILIZE OS ELEVADORES – em caso de incêndio, NUNCA utilize os elevadores, escolha sempre ir pela escada de emergência, sem correr e sem pânico.

PRESTE ATENÇÃO NA FUMAÇA – ela pode te intoxicar em questão de minutos, nunca subestime a fumaça, então, evite inalar.

PROCURE A BRIGADA DE INCÊNDIO DE SEU CONDOMÍNIO – todos os condomínios são obrigados a formar uma brigada. São pessoas responsáveis por indicar uma saída e ajudar em qualquer tipo de problema que um incêndio causaria.

CUIDE DAS CRIANÇAS – fique por perto e nunca deixe uma criança sozinha, isso é muito importante para não ocorrer alguma perda ou pânico desnecessário.

Claro, que essas são apenas dicas principais para você não correr nenhum risco caso ocorra um incêndio em seu condomínio, mas é de muita importância a realização do Plano de Abandono, pois cada projeto é completamente personalizado para cada edifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.