Como manter o condomínio seguro durante uma pandemia?

Algumas medidas podem ser tomadas para conseguir manter, na medida do possível, o condomínio em ordem. Leia esse artigo e entenda o que fazer nesses momentos de crise.

A pandemia causada pelo COVID-19 mudou muitas coisas que antes eram tidas como básicas, automáticas. A hora agora de se cuidar e ficar em casa na medida do possível. No condomínio não é diferente, algumas coisas realmente precisam mudar para não deixar ninguém vulnerável a essa doença invisível. 

Creio que a maior dúvida seria em relação às áreas comuns do condomínio, afinal o síndico pode proibir o uso? Nessa questão temos dois pontos: O síndico pode sim, proibir o uso das áreas comuns ou, realizar uma assembléia de emergência para definir isso. Porém, como na recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), ninguém pode promover eventos que causam aglomeração de pessoas, o que claramente seria o caso. Então, caso o síndico preferir fazer a reunião, deverá ser realizado através de videoconferência com os moradores.

Você, como síndico do condomínio, tem essa liberdade para intervir e proibir as aglomerações. / Photo by katemangostar

Mas mesmo que o acordado em assembléia seja deixar as áreas comuns do condomínio abertas, deverá ser realizada alguma estratégia para evitar o acúmulo de pessoas em determinados lugares. Uma opção para isso, seria controlar o acesso de apenas um número pequeno de cada vez, ou alguma forma de os condôminos reservarem a hora. Claro que isso se aplicaria apenas para academia, e piscinas. 

Para as áreas de churrasqueiras, salões de festas, salão de jogos, parque ou quadra, o correto seria sim, a proibição do uso. Pois como já dito, não é recomendado aglomerações, como festas e reuniões, já o parque, utilizado apenas por crianças também não é recomendado, já que crianças são os maiores vetores da doença, segundo a OMS.

Os elevadores podem ser um grande propagador de vírus em geral por sua alta movimentação de pessoas. Vector by vectorpocket

Outra grande dúvida é sobre os elevadores, claro que impedir o uso por moradores do grupo de risco, ou infectados é proibido, então a solução seria respeitar e só moradores do mesmo apartamento dividir o lugar no elevador. Fazendo assim, uma viagem por vez, assim você estará mais protegido. Para sua segurança e de todos a seu redor, utilize sempre máscaras de proteção, ande com um frasco de álcool em gel no bolso, e de forma alguma leve sua mão ao rosto. Nos elevadores, uma boa ideia seria colocar um dispenser de álcool em gel, assim os moradores e funcionários podem utilizar as teclas do elevador sem medo. 

Agora, você sabe o que fazer caso um morador te avise que contraiu o vírus e está infectado? Bom, a situação é delicada e exigirá coragem. Primeiramente, é de muita importância a comunicação neste momento, afinal, todos que podem estão em casa fazendo seu melhor para se proteger e proteger sua família, então ser sincero nesse momento será de grande valia. Mantenha uma conversa se possível através de comunicados deixados na porta ou em algum grupo de mensagens, e deixe claro que se caso alguém se contaminar, avisar a administração. 

Comunique todos os moradores para redobrar seus cuidados e determinar obrigatório o uso de máscaras nas dependências do condomínio.

Com essa informação você conseguirá alertar todos os moradores, para redobrar os cuidados ao sair de casa. Principalmente os moradores que vivem na mesma torre do infectado. 

Agora, não tem como você proibir alguém de sair ou usar as áreas comuns do condomínio, por isso é seu dever alertar sobre os riscos e como será o trabalho da equipe do condomínio no combate ao novo Coronavírus. 

Nós da Dumont estamos juntos com você, por isso temos algumas novidades para te ajudar a manter o equilíbrio por aí! Contamos agora com a Brigada de Incêndio online, onde nosso bombeiro parceiro faz por videoconferência toda a aula, para os síndicos, moradores e funcionários assistirem no conforto de seu lar! Ligue para um de nossos consultores e saiba mais sobre esse serviço: (11) 4053-2950 / (11) 4053-2959

Outra ação da Dumont, é a disponibilização de testes de COVID-19 em parceria com a Biomedic, para a confirmação de suspeitas do caso em seu condomínio.

Além disso, contamos com consultores infectologistas para a definição de ações de proteção, onde orientamos o melhor a ser realizado por sua equipe. Ligue agora que vamos te ajudar com isso! (11) 4053-2950 / (11) 4053-2959

E tem mais, fechando qualquer serviço com a Dumont Engenharia neste período de quarentena, você ganha 10 máscaras de proteção, para auxiliar em sua proteção!

Ficou com alguma dúvida sobre como prosseguir para manter a ordem em seu condomínio? Escreva nos comentários que nós respondemos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.