Como o condomínio deve agir na fase vermelha da pandemia?

Em muitos lugares do país estão sendo decretadas a fase vermelha da pandemia (quando medidas mais rígidas são aplicadas para a restrição de aberturas de estabelecimentos e horários de funcionamento) no condomínio não é diferente, há uma série de obrigações que você como síndico deve realizar nessa fase para garantir a segurança de todos os funcionários e moradores.

Entenda tudo nesse artigo! 

No início da pandemia, há 1 ano atrás, foi decretado que todas as áreas comuns deveriam permanecer fechadas por tempo indeterminado. Porém, desta vez esta decisão deverá partir do síndico com devidas aprovações pelo conselho, sobre quais áreas deverão ser fechadas e quais ainda podem permanecer abertas.

Obviamente, deve ser analisado com critério e seriedade para não comprometer a saúde de ninguém. Prevalecerá sempre o bom senso. 

Uma máxima seria que, todos os ambientes que poderiam causar aglomerações, como sala de jogos, salões de festa, churrasqueiras, devem permanecer fechados. E lugares como parquinho, piscina, academias, deverão (caso queira manter aberta) cumprir com algumas medidas de precaução, como: 

  • Utilização individual ou apenas com pessoas residentes do mesmo apartamento
  • Restrição de quantidade de pessoas
  • Uso de máscaras em todos os ambientes 
  • Limpeza entre os usos 
  • Agendamento antecipado para utilização

Caso ocorra falta de consenso entre os participantes do conselho, deverá ser realizada uma assembleia virtual para votação. 

Lembrando que, serviços essenciais e obrigatórios devem ser mantidos sim. AVCB, limpeza da caixa d’água, desinsetização, atestados de elétrica e para raios, e todos os outros serviços, precisam ser realizados mesmo nesse momento. Com cuidado extra, claro. 

Não deixe para depois, esses serviços também auxiliam na segurança e saúde dos moradores e funcionários, além que o não cumprimento pode acarretar em diversas multas.

Tomando todos esses cuidados, tenho certeza que seu condomínio será um lugar seguro para todos!

2 comentários em “Como o condomínio deve agir na fase vermelha da pandemia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.