Síndico apertando a mão

Como um síndico profissional deve agir para ter uma boa relação com o conselho?

O conselho é formado por moradores dispostos a auxiliar o trabalho do síndico pelo bem do condomínio. Mas lidar com essas pessoas pode ser uma tarefa a mais no seu dia a dia, por isso separamos algumas dicas para te ajudar a manter uma boa relação com o seu time!


A função do conselho é ficar de olho no seu trabalho e por dentro das reclamações e dúvidas dos condôminos. Por esse motivo, é muito importante você manter a transparência sobre tudo que você faz em seu trabalho. Prestando contas, discutindo possíveis melhorias e até, sobre algum problema dos moradores. 

Lembre-se que eles estão ai para te ajudar a tomar a melhor decisão para o condomínio, porém se você não colocar todos a par do que está acontecendo, pode ficar ruim pro seu lado. Causando fofocas e possíveis brigas mais pra frente. Busque ser o mais verdadeiro possível sobre o que está acontecendo, tenho certeza que eles vão te entender melhor dessa forma. 


Outro ponto essencial para um bom convívio, é a parceria com seu time. Sabemos que a maioria dos síndicos profissionais não moram nos condomínios que trabalham. Por isso, é de extrema importância você conquistar uma posição de aliado a seu time do conselho. Eles são moradores, e estão sempre a par do que está ocorrendo entre os corredores do condomínio. 

Ficar e mostrar que você está do lado deles, demonstra confiança e assim, vão se sentir mais livres em te contar tudo que está acontecendo, tanto críticas construtivas para te elogiar e querer seu bem, quanto aquelas críticas ruins que podem mostrar onde você pode estar errando com o seu trabalho. 


Além disso, estar entendido sobre tudo que acontece no condomínio, te auxilia na tomada de decisão sobre qualquer ponto de melhoria. Seja ela interna ou externa, ou seja, só pontos positivos!

Compreenda sempre que você está lidando com pessoas, então, às vezes pode ocorrer alguma falha de comunicação, causando discussões ou até brigas. O que claramente, você quer distância. Para isso não acontecer, você precisa ter uma boa relação individual com cada participante. 

Isso é muito importante pois mostra que você está realmente interessado em ouvir todas as opiniões, e só decide mesmo sobre qualquer coisa, quando já conversou e se resolveu com cada um. Outra alternativa é manter uma periodicidade de encontros com todos os membros, para discussão de cada ponto de melhoria. 


O mais interessante é você prestar atenção nas entre linhas, e quando sentir que algo está estranho, não deixe de procurar e entender a fundo e particularmente, o que está acontecendo. Somos humanos e podemos não gostar de frescuras, mas se mostrar aberto para conversar pode mudar toda sua relação com o conselho. 

Creio que, se tivesse uma lição base para fazer essa relação ser a melhor experiência para as duas partes, seria a empatia de lidar com o próximo, mesmo sabendo de seus defeitos. Querendo ou não, o conselho faz parte do seu trabalho, e tornar essa convivência, em algo mais leve e fácil de lidar, vai fazer bem a todos. O que fica de lição pra vida é: apenas trate o outro como você gostaria de ser tratado, assim, todos saem felizes disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.