Qual a importância do para-raio no condomínio?

Ele é sem dúvidas, um dos investimentos mais importantes de sua obra! Sem ele, todos os funcionários e moradores correrão sérios riscos, como perda de eletrodomésticos e até de suas vidas.

Instalar o para-raios é uma obrigação, não apenas uma escolha. Ainda mais no país que vivemos, onde a incidência de raios chega a matar tanta gente, que já somos considerados o país com recorde mundial de mortes em função dos raios.

O Brasil é líder mundial em registros de raios com uma média de 77,8 milhões de raios por ano.

Além de proteger a vida das pessoas que vivem no condomínio, o para-raios protege também a estrutura do prédio. Pois, apenas um raio pode destruir a fachada, quebrar quinas e causar danos na elétrica por exemplo. Para efeito de comparação, um raio comum, costuma ter uma intensidade de 30 Mil amperes. Isso equivale a intensidade de mil chuveiros elétricos ligados simultaneamente

Após a instalação, é de obrigação do condomínio a verificação anual, para conter possíveis problemas, esse documento se chama Atestado de Medição Ômica do Solo, para averiguar se a capacidade de resistência do solo permanece a mesma.

Os para-raios são usados para direcionar as descargas elétricas atmosféricas para o solo.

Uma questão que é pouco comentada, é que o para-raios sozinho não protege a parte elétrica do condomínio. Os elevadores, interfones, portões, não estão protegidos, pois a carga de raio que caia apenas próximo pode ocorrer, por conta da grande descarga elétrica que se conduz pelo solo.

Logo, com isso podemos afirmar que para ter uma segurança total de toda a parte elétrica, precisamos contar com uma série de precauções na obra, com a instalação de supressores de linha, aí sim seu empreendimento estará completamente protegido contra os raios. 

Mas, para ter a certeza que seu prédio está protegido de fato, o melhor é contratar um engenheiro projetista, ele sim pode te dizer com certeza se seu condomínio está preparado para os raios ou não. 

Se não estiver, conte com a Dumont, nós trabalhamos com todos esses serviços! Desde a parte de engenharia e instalação, até nas verificações anuais de segurança! Se você quiser um orçamento, entre em contato conosco clicando aqui!

2 comentários em “Qual a importância do para-raio no condomínio?”

  1. Pingback: José Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.