O que é DPS e como ele funciona na prática?

O DPS (dispositivo contra surto) é responsável por evitar a queima de aparelhos eletrônicos em caso de incidência de raios

Muito comum no Brasil, as descargas elétricas causadas por raios são verdadeiros vilões dos eletrônicos do seu condomínio, seja ele residencial ou comercial, o DPS surgiu para identificar essas sobrecargas na rede, desviando a corrente contra o surto.

SURTOS ELÉTRICOS

Os surtos são ondas de tensões que tem uma alta taxa de variação em períodos curtos de tempo, ele é o responsável por queimar os aparelhos eletrônicos pois se propaga por todas as redes elétricas. 

Ele pode ser originado por alguns motivos, são eles:

Descargas atmosféricas: quedas de raios no prédio ou nas proximidades (sim, mesmo que o raio não atinja diretamente seu condomínio, os equipamentos estão em risco), causando a queima de muitos aparelhos eletrônicos.

Ligar e desligar de máquinas de grande porte: quando conectados à mesma rede de energia, as máquinas como os elevadores e ar-condicionado, podem gerar surtos no momento de liga/desliga, por conta do tamanho dos motores. Podem gerar danos a longo prazo, então fique de olho nisso.

Manobras de rede: blackouts e tentativas de religamento de energia pela companhia de distribuição de energia também podem causar danos.

Os maiores danos que surtos são capazes de cometer, são a degradação dos componentes, a vida útil, e a queima total dos aparelhos. Por isso é tão importante o uso dos DPSs na prevenção de grandes problemas, mesmo que pareça que nunca irá acontecer com você, fique atento e lembre-se, proteção nunca é demais.

Aqui na Dumont Engenharia você encontra solução para este problema, contamos com os melhores profissionais que vão realizar um projeto personalizado de DPSs para garantir a segurança dos moradores e funcionários de seu condomínio. Entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.