Qual a importância da inspeção predial?

Para manter o prédio longe de riscos e problemas a única opção é contratando uma inspeção predial! Neste artigo você vai entender a importância desse documento, como funciona e como você pode contratar esse serviço de uma forma rápida e simples.

A inspeção predial é realizada apenas por profissionais especializados e certificados, pois trata-se de uma vistoria detalhada sobre o estado do edifício seus problemas, desde os visíveis aos possíveis. A realização desse serviço precisa ser realizado periodicamente, pois algo que pode parecer nada demais, acaba acarretando vários outros problemas, que serão difíceis de combater. 

É comum os síndicos e gerentes condominiais não se atentar ao prazo de validade deste documento super importante, onde só contratam quando o problema já está agravado, o que não é recomendado.

Para entender onde a vistoria age, tenha em mente que ela é uma análise de condições de uso e de manutenção de um edifício. Portanto ela atua na avaliação de toda a estrutura e instalações, verifica se está tudo em ordem nos revestimentos, elevadores, coberturas, possíveis infiltrações, problemas nas vigas, nos para-raios, tudo isso com um olhar crítico e profissional, que detecta os possíveis problemas que o condomínio irá passar.

A periodicidade da realização da inspeção predial é contada a partir da idade do prédio, sendo assim, edificações com até 15 anos precisa ser realizada a cada 3 anos, edificações de 15 a 30 anos, a cada 2 anos e para os edifícios com mais de 30 anos, é necessária a realização anualmente.

A importância de realizar esse serviço é tamanha, pois ela atua como um agente preventivo, cuidando da saúde e da vida do condomínio e de todos que vivem ou trabalham por lá. 

A realização da vistoria em alguns lugares do Brasil são obrigatórias, como em Santo André, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em São Paulo a lei está em votação. Porém, mesmo sem a obrigatoriedade é de suma importância a realização do mesmo.

Para contratar esse serviço, escolha uma empresa de confiança! Entre em contato com um consultor e não deixe para depois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.